terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O primeiro mês

 É incrível... Como o tempo voa!
Ontem olhei o primeiro post do blog e lembro de eu sentada, escrevendo... Começando a contar sobre a descoberta, o que eu sentia, o que acontecia, o que eu passava... E o tempo passou, tanta coisa aconteceu, muitas das quais eu queria muito poder esquecer, ou melhor, queria que nunca nem tivessem acontecido... Mas, como não dá pra mudar o passado, o jeito é seguir em frente pra tentar fazer com o que vem por aí seja melhor...

Agora, a Vivinha tá aqui, e já com um mês. Linda, gordinha e manhosa!
Não gosta de ficar no berço, não gosta de ficar no carrinho. O negócio dela é colo! Só de pensar em tirar ela do colo, ela já começa a chorar. rsrsrs
Como que pode um tikinho de gente desse já ser exigente assim meudeusdocéu?

E nesse calor infernal, esse sol maldito, ficar com ela no colo é doloroso. Ela fica suando de vez em quando, aí deixo ela só de fraldinha, com todas as dobrinhas gostosas de fora. Hihihi.

 - Alimentação
Vitória só mama no peito. Não toma chá, suco, água... nada.. Só LEITINHO DA MAMÃE. E ela mama MUITO. Muito mesmo! Muitas vezes mama picado.. Mama 5 minutos, descansa 10 e volta a mamar... E tenho leite pra dar e vender. Só de pensar que ela pode querer mamar, meu peito começa a vazar igual um loko.

- Fraldas
No comecinho ela usava tamanho RN. Com 18 dias, já tinhamos usado uns 8 pacotes por aí (daqueles da Turma da Mônica que vem com 18 fraldas cada pacote), ela já pesava 3,6kg e as fraldas já estavam pequenas. Cada pacote RN durava 2 dias e meio por aí. Às vezes mais, às vezes menos. Então, passei a usar a XP (que é o tamanho entre RN e P, da Pampers, que vem com 20 fraldas por pacote). Já estamos no finalzinho do 3º pacotinho. Acho que troco ela umas 7 vezes por dia.

- Sono
Essa é a parte difícil. Durante o dia, ela dorme MUITO... Mas quando chega a noite, principalmente de madrugada... Senhor... Dá 1hr da manhã, ela arregala o olho e não dorme mais... E quase sempre chora... Chora por causa do calor, chora com dor de barriga, com gases, com cólica... E parece que nada resolve.
Ela não dorme, eu não durmo, e no outro dia, viro aquele caco, já que quando vou dormir já passa das 5hrs...

- Banho
Vitória por enquanto toma um banho por dia... Mas nesse calor, acho que vou começar a dar dois.
Ela ADORA tomar banho. Se tiver chorona, é só ligar o chuveiro que ela já sabe que é banho e cala na hora. Fica prestando atenção no barulho da água caindo, enchendo a banheira. E a cara boa que ela faz quando entra na água é a melhor. Fica toda feliz. Já dei banho nela no chuveiro também, e ela também adora.

- Roupinhas
As roupas RN não tão servindo nela mais. Algumas ainda servem, mas os mamacões por exemplo, já eram. E nesse calorão também, mesmo se servissem não ia dar pra usar. Agora fico variando entre os RN mais larguinhos e os P.

- Outras manias
Vitória não gosta que eu fique no computador com ela no colo. Então, ou eu tenho que ser rápida, ou nem sentar aqui. Ela gosta de ficar no colo, desde que a gente fique em pé ou andando com ela por aí.
Ela também gosta que eu cante pra ela. Então, canto "brilha brilha estrelinha" rsrsrs. Ela sempre presta atenção e fica me olhando, toda bonitinha.
Ela também gosta de ouvir a voz da minha mãe e às vezes da Marina.
Outra coisa que descobri que faz ela acalmar, é ficar dentro do sling, mas ainda não to 100% adaptada àquilo. Ainda não peguei a manha e fico um pouco insegura, achando que ela vai cair. E nesse calor, acho que deve ser ruim pra ela, então, por enquanto, to usando muito pouco. Pra falar a verdade, saí de casa com ela no sling uma vez só, e dentro de casa fico experimentando de vez em quando.

Outra coisa que acho engraçado, é que ela já vira a cabeça quando tá deitada de barriga pra baixo, e se fica deitada de lado, já consegue virar e ficar de barriga pra cima. Outro dia coloquei ela no berço reta, e fui no banheiro. Não demorei nem um minuto. Quando voltei, ela já tava quase atravessada! Não sei o que ela arruma pra sair do lugar. Ela já fica durinha, apóia na gente ou nas coisas com o pé... Daqui a pouco essa espuleta já tá é andando por aí!
Ela quando tá incomodada com o calor, ou com dor de barriga, mas quer mamar, ela fica nervosa. Resmunga e fica mexendo as pernas e os bracinhos com força, apertando e puxando o que tiver perto, inclusive meu cabelo.

Enfim... ainda não tenho uma rotina com horários certos pra tudo o que a gente faz, e acho que isso faz falta. Nesse primeiro mês,  já sáimos muito pra rua e isso sempre avacalha a hora de tomar banho, e acho que como ela fica com o corpo cansado, atrapalha ela a dormir também. Quando ela fica acordada chorando no meio da noite, dependendo do grau de cansaço que to, eu fico impaciente, porque ninguém aqui de casa acorda pra me ajudar. Aì ela fica chorando de um lado, e eu de outro. Nossa.... Às vezes é muito complicado, muito difícil e eu fico achando que não vou dar conta...
Penso que se o Edi não tivesse feito toda aquela cagada, hoje ele estaria aqui, me ajudando a cuidar dela, vendo ela sempre que quisesse, e não ia precisar ficar nessa peleja de querer ir onde que eu for quando tiver que sair pra ver ela... Depois vou perguntar o que ele acha disso... Quero só ver a resposta...


Em 1 mês, já emagreci uns 7kg. E eu não to fazendo nenhum regime, seguindo nenhuma dieta nem nada. Por enquanto não. Vou esperar a Vitória fazer 2 meses pra começar a investir no "projeto Desengorda e Desembaranga 2011" huauhahuahua. Acho que o corpo também precisa de um tempinho, coitado.. afinal, ele foi mudando aos poucos durante 9 meses... no caso da Vi, 8 e meio rsrsrs... Não to com pressa, ainda mais porque a Vitória não despendura do meu peito...
Quando ela crescer mais um pouco, aí sim. rsrsrs