terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ultrassom marcado e outras coisinhas

Ontem esqueci de ligar pra marcar o US, então liguei agora.
Marquei com o mesmo médico que fui das últimas duas vezes, o Dr. Flávio. Ele até que é bonzinho e paciente.
Marquei pro dia 10/11, às 10:30 da manhã. Até lá vou estar de 31 semanas. Preferi marcar mais pra frente, porque aí a Vitória vai estar maiorzinha e mais gordinha.

Procurei saber o que é esse tal Ultrassom obstétrico com PBF, e achei isso aqui:

Perfil Biofísico Fetal (PBF)


O Perfil Biofísico Fetal (PBF) é um método utilizado para avaliação da vitalidade do concepto. A ultrassonografia e a cardiotocografia basal são utilizadas para o estudo das variáveis estudadas. Este método emprega variáveis que representam comprometimento agudo do feto, ou seja, se alteram quando a hipoxia fetal já se encontra deflagrada.

As variáveis agudas são os movimentos respiratórios, movimentos do concepto, tônus e reatividade de freqüência cardíaca. A variável que representa o comprometimento crônico de insuficiência placentária é o volume do líquido amniótico, que se altera gradativamente, ao longo do processo de deteriorização da função placentária.

Oportunidade do exame: a partir de 28 semanas, em alguns casos mais graves a partir de 26 semanas.

Os componentes do PBF são:

•Cardiotocografia BASAL ou ESTIMULADA (realizada em 20 minutos)
•Movimentos respiratórios fetais (MRF)
•Movimentos corporais fetais (MF)
•Tônus fetal (TF)
•Volume do líquido amniótico (vLA)

Devem ser observados em pelo menos 30 minutos de avaliação. Aplica-se o valor 2 para aquelas consideradas normais e 0 para as anormais. Assim, de uma maneira geral, classicamente serão considerados como normais os resultados de 8 e 10; 6 como duvidoso e 4 ou menos como anormais. A análise do bem-estar fetal também pode ser realizada contemplando-se apenas o vLA e a CTG, visto que as demais variáveis do perfil biofísico são de aparecimento tardio. Em alguns casos deve ser associado à avaliação hemodinâmica (dopplervelocimetria).
 
Quero só ver se vai demorar esse tempo mesmo, ou se vai ser rápido voando que nem foram os outros...
Fico tão feliz de fazer ultrassom e ver que a Vitória tá bem e espuletinha. rsrsrs
Antes eu queria fazer o US 3/4D, mas acho que não vou gastar 150 pilas nisso não... Uma que eu não to podendo gastar, outra porque não tenho, e outra, é que dá pra comprar coisas bem mais úteis com esse dim, né? Pois é...
 
Aproveitei e liguei no Hermes Pardini pra perguntar se o tal exame de glicemia que eu tenho que fazer precisa ser marcado, já que é aquela peleja de ir em jejum, beber aquela coisa doce, esperar 1hr e tal... Mas nem precisa marcar.. É só chegar lá e boa. Vou deixar pra fazer esse exame no mesmo dia que eu for fazer o ultrassom, porque aí já aproveito a viagem. E o bom é que o laboratório é bem pertinho da clínica. É só atravessar a rua.

Continuo sem conseguir dormir direito... E choro quando não consigo dormir... Além de ficar com essa insônia, quando consigo dormir, a Vitória me acorda mexendo igual doida. Aì é aquele custo pra dormir de novo... Acho que fui dormir devia ser umas 6hrs da manhã.... Tô um caco véio... Agora tô com sono, mas se eu dormir, quando chegar de noite, não durmo. Que saco isso... QUERO DORMIR IGUAL GENTEEEE!!!

Eu tava bem tranquila achando que só teria prova na faculdade mês que vem, mas quando olhei o calendário, tomei um susto. Tenho que fazer a prova até sábado agora. E eu nem estudei bulhufas... Agora tenho que comer o livro esse resto de semana, mas tô tão cansada, sem conseguir prestar atenção nas coisas direito, que nem sei o que vou fazer.

Depois de séculos fui olhar meu boletim e descobri que não lançaram as notas de duas provas que eu fiz dessa última vez, e tomei pau em duas matérias por causa disso... Como assim? Sábado já vou chegar na faculdade perguntando que merda é essa...
Sobre o estágio que tenho que fazer, também não sei com vai ser... Uma porque o negócio é longe pra cacete, outra porque não tô com ânimo nenhum, e como faço com a Marina e o João? Tá difícil as coisas aqui....

Vitória tá que pula aqui enquanto escrevo... Quase me tira do lugar. E é cada movimento louco que às vezes até dói. Pelo menos ela parou de me enfiar o pé costela abaixo.... Mas continuo sentindo a barriga endurecer igual pedra e as vezes custo conseguir levantar da cama. Parece que fico entalada rsrsrsrsrs.

Ontem fiquei muito triste. A Madruguinha, a filhotinha magrelinha da Chiara, morreu. Fiquei numa dó porque parecia que ela tava sofrendo tanto, tadinha... Foi parando de respirar aos poucos. Tentei sacudir, fazer massagem no peitinho dela, mas nem adiantou nada... Chorei até... Fiquei tão triste que até liguei pro Edi pra contar. Ele já tinha até arrumado alguém que queria ficar com ela depois que parasse de mamar. Agora tô com dó da Chiara que tá procurando ela pela casa...