domingo, 22 de agosto de 2010

20 semanas - Metade do caminho!


Oba! E cá estou eu e a Vitória, na metade da gestação! Como passa rápido.
Barriga já tá grandinha, Vitória mexendo cada vez mais forte.
Até que esses dias ela tá mais quietinha, ou eu que to dormindo demais e não ando sentindo.
Agora mesmo ela me deu um chutinho!

Fernanda, eu e Edi.
Ontem minha irmã resolveu comemorar o aniversário dela na boate onde o Edi toca, e lá fomos nós. Eu fui com a barriga e tudo.
Chegando lá, fiquei só tomando suco. Primeira vez que vou numa boate e não bebo nada com álcool. Rsrsrs. Mais tarde até rolou batata frita com queijo! Huuummm! Muito gostoso!

Como tava lotado e os selvagens começaram a me espremer e me arrastar, tive que ficar na cabine junto com o Edi. Aí lá fiquei sentadinha, mas deu pra curtir mesmo assim.

Eu com a pancinha, e os amigos da Fernanda.
Tinha muito tempo que não saía. E mesmo tendo ficado cansada, eu gostei de ter ido. Cheguei em casa já era mais de 3hrs da manhã, deitei e dormi, e acordei mais de 1hr da tarde.

Mais tarde, ainda dormi mais um pouco depois de ficar assistindo um monte de episódio da temporada 20 dos Simpsons.

Hoje fiquei sem fome o dia todo. Comi só pra não ficar de barriga vazia. Nem almocei. Comi uma maça agora que custou descer. Não sei porque estou com essa falta de apetite. Depois vou falar isso pra minha médica.
Semana passada fui passear no Shopping, e aproveitei pra comprar roupinhas pra mim, pra Marina e pra Vitória. Eu tava numa pobreza de roupa. Minhas roupas não estavam mais me servindo. Vi um sapatinho super fofo numa loja, mas estava tão cheia de sacolas, que fiquei com preguiça de entrar na loja e sair com mais uma. Depois vou lá e compro.
Que droga isso de engordar sem parar. To crescendo pros lados! Minhas costas estão enooormes! Ui! Mas fazer o que... Faz parte do processo... rsrsrs
Comprei fraldas também. O estoque já tá crescendo.
Depois vou postar fotos das coisinhas que tenho até agora.


Agora, falando sobre o que acontece na 20ª semana de gestação:

Seu bebê está ganhando peso, e mede agora cerca de 17 centímetros, do alto da cabeça até o bumbum, sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas. Uma substância espessa e gordurosa, chamada verniz caseoso ou vérnix, envolve todo o bebê e protege a pele da imersão no líquido amniótico. Essa camada também ajuda no parto normal. O bebê está engolindo mais líquido esta semana, num bom treino para o sistema digestivo. Depois que ele bebe o líquido, o corpo dele absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso.

Tem até vídeo pra mostrar como é o desenvolvimento do bebê no período de 15 a 20 semanas. Clique AQUI pra assistir. Aí, inclusive, tem outros vídeos 3D pra mostrar a evolução, desde a concepção até o nascimento do bebê! Eu assisti, me emocionei, chorei horrores, e recomendo pra todo mundo ver também!

Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido (que fofo). Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.
O útero está no nível da cicatriz umbilical. Você pode estar com a região do umbigo muito sensível porque o útero a está pressionando (é verdade, só de olhar pro umbigo me dá nervo!). Forma-se uma linha escura ("linha nigra") entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto. Se você quiser modificá-la e só passar um pouco de "Liquid Paper" (engraçadinha essa né ?). Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora (realmente *___*). Se você quer fazer um exame de ultra-som para verificar a idade gestacional e se há malformações no bebê, esse é o momento certo (a US morfológica já está marcada pra 10/09! Anciosaaa!).
 E pra finalizar essa postagem, foto da barriga de 20 semanas:
Barriguinha de 20 semanas.
Nota pra peitchola que já tá bitelesca! Ui!